Estas são algumas das dúvidas mais frequentes sobre limpeza dentária. Com uma rotina adequada de higiene oral, você garante não apenas um sorriso bonito, mas também uma boca saudável e livre de complicações. Então, não espere mais! Marque já o seu horário.
A limpeza dos dentes é feita em consultório com escovas rotatórias, pasta profilática, instrumentos manuais e também por meio do ultrassom odontológico.
Quando se passa muito tempo, sem realizar o procedimento, a quantidade de bactérias acumulada nos dentes contidas na placa bacteriana,
se calcifica e transforma em tártaro. A recomendação é realizar essa limpeza dental a cada quatro meses.
Dependendo da gravidade do acúmulo de bactérias e da condição da saúde bucal, pode ser necessário reduzir o intervalo para garantir um tratamento mais eficaz.
Ao remover manchas superficiais durante a profilaxia dentária, os dentes ficam com um aspecto mais branco mas não tem a ação clareadora como o clareamento dental.
O paciente com diabetes pode fazer qualquer tratamento dentário (restaurações, tratamento de canal, cirurgias), desde que as taxas de glicemia estejam controladas. Devem manter uma rotina rigorosa de higiene bucal para evitar problemas bucais. É importante tomar os medicamentos de acordo com orientações médicas e não ir em jejum antes do atendimento.
Durante o procedimento há uma sensação de leve incômodo. Se os dentes já forem sensíveis, no entanto, esse incômodo poderia ser maior.
A limpeza dental remove resíduos de alimentos, placa bacteriana e tártaro, reduzindo o risco de cáries. Pode ser realizada em pessoas de todas as idades, sem contraindicação. Nas crianças, a profilaxia dental é feita com aplicação de flúor e pasta dental profilática, para prevenir contra a ação das bactérias.
A limpeza profunda evita o acúmulo de tártaro e previne doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite que causa perda óssea. Quando não é feita de forma regular, o paciente pode enfrentar um tratamento de canal ou outros problemas mais sérios, como a perda de um dente.
A limpeza dental, quando realizada com frequência e com acompanhamento profissional, além de ser importante para a saúde bucal, também deixa o sorriso mais bonito. Aliada a bons hábitos de higiene (escova, pasta e fio dental), deixa o hálito fresco e uma agradável sensação de bem-estar.